A Origem e Significado do Halloween

IMG-20211030-WA0015
Sem categoria

A Origem e Significado do Halloween

Divertido e intrigante – essas são as características que chamam a atenção no dia do Halloween ou Dia das Bruxas, popularmente comemorado no mundo inteiro no dia 31 de Outubro.

Nos Estados Unidos, essa data chega a ser um feriado, enquanto em alguns outros países é comemorado de forma mais contida. As características desse intrigante dia marcam sua comemoração chamando a atenção por anos e anos de existência, marcados pelos seus símbolos como: bruxas, morcegos, fantasmas, abóboras iluminadas, teias de aranhas, entre vários outros elementos que se reportam ao mundo sombrio de almas e feitiçarias. Apesar de assustadores para alguns, os símbolos que se tornam decorações e fantasias de várias festividades realizadas pelo mundo nessa época, são apreciados por todas as idades. Mas já se deu conta de como surgiu essa comemoração?

O Halloween é uma festa pagã, uma celebração de culto aos mortos comemorada antes do feriado dos finados. Esse termo tem origem na expressão em inglês “ All Hallw’s Eve “ – que significa: Véspera de Todos os Santos. Com uma cultura muito forte nos Estados Unidos e em países de língua anglo saxônica, ela foi levada pelos irlandeses aos americanos.

Originado nos festivais celtas denominados Samhaim, os quais marcavam a passagem do ano e a chegada do inverno para eles, esse feriado americano teve inspiração no que tais festivais representavam: o início do inverno que simbolizava a aproximação entre o mundo e “ o outro mundo “, onde “ vivem “ os mortos. Com a chegada dessa época, eles temiam a vinda dos espíritos que vinham para amaldiçoar seus animais e suas colheitas, por isso acendiam fogueiras, lanternas e tochas para espantá – los.

OS SÍMBOLOS DO HALLOWEEEN

Com o passar do tempo, o Halloween tomou grandes proporções em sua marcante comemoração representada por símbolos oriundos das festas dos celtas e outros inseridos ao longo do tempo.

As cores laranja e preto, por exemplo, representam o início do outono, quando as folhas se tornam laranja e os dias são mais escuros .

A lanterna de abóbora tem origem num conto celta sobre um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno e vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso.

As máscaras e fantasias, segundo os festivais celtas, ajudavam a enganar os espíritos. Eles acreditavam que não poderiam ser vistos por eles, impedindo –os de incomodar os humanos.

Os esqueletos e fantasmas simbolizavam os mortos em formas que as almas assumiam.

Os morcegos, segundo os celtas, eram atraídos pelas fogueiras deles, segundo o que acreditavam.

As gostosuras e travessuras – que tiveram origem na Grã Bretanha e foi popularizada nos Estados Unidos nos anos 50, com os termos de origem inglesa trick or treat, foi uma atividade voltada para as crianças. Elas batem de porta em porta perguntando “gostosuras ou travessuras ? “ e caso a pessoa visitada por elas não dê dinheiro ou doces, elas aprontam uma travessura na residência.

O HALLOWEEN E SUA INFLUÊNCIA NA CULTURA MUNDIAL

Acreditando ou não nas crendices de suas origens, o Halloween passou a ser fortemente comemorado pelo mundo inteiro e a influenciar vários segmentos culturais. No mundo do cinema, por exemplo, os filmes de suspense e terror tiveram forte influência em suas criações e produções. Atualmente, tem a preferência da grande maiores dos apreciadores dos filmes por todo o mundo. Inúmeros foram e serão produzidos com base na cultura milenar que essa data se faz presente mundialmente.

Um dos maiores símbolos de gerações de filmes desse segmento no cinema, foi a criação da Família Addams. Lançado em 1991 sob direção do cineasta Barry Sonnenfeld com enorme sucesso, esse filme conta com uma família “assustadora” que possui intrigantes membros com gostos peculiares, pertinentes ao mundo sombrio do mundo das almas

e das bruxarias. Após seu lançamento, vários formatos foram também lançados, inclusive o dos desenhos, alcançando a apreciação infantil. Assista gratuitamente pelo link abaixo a sua versão original:

Outro grande sucesso do cinema relacionado ao tema foi Os Caça Fantasmas – Ghostbusters, lançado em 1984 com grande sucesso na época, apesar dos poucos recursos tecnológicos que contavam. Ele abordou a chegada e existência de fantasmas no planeta e heróis para contê –los a fim de salvar a humanidade. Sua trilha sonora se tornou uma grande referência mundial. Atualmente, com a modernidade dos recursos tecnológicos disponibilizados no mundo do cinema, os filmes desse segmento são mais reais e cada vez mais apreciados. A versão original dos Caçã Fantasmas pode ser assistido pelo link:

Um sucesso dos cinemas que também abordou a vida após a morte foi Ghost do Outro Lado da Vida lançado em 1990, interpretando o papel de Sam Wheart por Patrick Swayze – um apaixonado namorado de Molly, papel interpretado por Demi Moore, sob direção de Jerry Zucker. O filme abordou a vida após a morte sob uma perspectiva mais real e espiritual, com grande sucesso no Brasil, destacando a sua trilha sonora: The Righteous Brothers – Unchained Melody. O link disponível gratuitamente dessa trilha sonora segue nas descrições abaixo:

No Brasil, as tradições do Halloween são constatadas principalmente nas festas temáticas de bares, casas noturnas, eventos familiares e/ ou corporativos.

Você já viveu uma experiência desse tema? Já curtiu os doces ou as travessuras?