Empoderamento Feminino Alcançado por Meio da Educação

WhatsApp Image 2021-08-10 at 10.06.17
Sem categoria

Empoderamento Feminino Alcançado por Meio da Educação

A necessidade de se conscientizar acerca  do empoderamento feminino está constantemente sendo apontada como forma de enfrentamento aos fatos que têm sido noticiados com grande veemência pela imprensa e em redes sociais, principalmente nos tempos de pandemia: os fatos relacionados à violência contra a mulher. As conseqüências da pandemia mundial e o lento avanço das conquistas femininas que enfrentam a histórica desigualdade social feminina, são fatos que se perpetuam ao longo da história humana e persistem em não evoluírem. Diante disso, projetos de conscientizações e oportunidades têm sido idealizados e realizados para que a figura feminina tenha esclarecimentos de como superar os desafios impostos pela sociedade. Foi o caso das aulas de Moda e Etiqueta Social do Projeto Ativas e Criativas realizado pelo Instituto Cultural e Social do Distrito Federal ( INCS / DF ) em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF,  no Riacho Fundo 2 – cidade satélite do Distrito Federal .

A professora Juliana Campos  foi convidada pelo INCS/ DF para ministrar aulas nesse segmento no intuito de conscientizar as alunas da importância da Moda e da Etiqueta Social em suas vidas pessoais e profissionais. Pra Juliana, a experiência foi extremamente gratificante, pois ouviu e percebeu o quanto  seu trabalho contribuíria nas vidas das jovens e mulheres que se matricularam em sua turma. A tristeza em seus olhares, a timidez, o receio ao participarem das aulas e os relatos das violências que elas sofreram sob as mais variadas formas, emocionaram, motivaram e inspiraram a professora. Juliana Campos informou às alunas o quão emocionada esteva com seus relatos de vida e que tinha consciência de que não se tratava apenas de um curso, mas de uma missão social.

Durante as aulas, as alunas viveram papéis diversos nos segmentos profissionais dos temas abordados, de forma que poderão colocá –los em prática em suas vidas pessoais e optarem pelos os caminhos profissionais viriam escolher, se especializando com os temas direta e/ou diretamente abordados.

Viveram o papel de “ Top Model Por Um Dia “ – tema que destacou a importância das atividades físicas, da postura e passarela como ações que vão além das atuações em passarelas da moda, as quais beneficiam suas posturas adequadas diante da sociedade e a saúde da coluna vertebral. Esse tema também proporcionou vivenciarem atividades com fotos e filmagens profissionais , proporcionando noções de fotogenia e cinegrafia.

Viveram o papel de “ Estilista Por Um Dia “ – tema que abordou o conceito da moda, sua importância para a sociedade, além de dicas para os trabalhos à ela designados e noções de como se vestirem.

Vivenciaram um ambiente com mesa posta e um delicioso almoço produzido pelo Chef Josué Maneta com o cardápio: arroz à piamontese, frango desossado e recheado e salada tropical, na aula  de Etiqueta Social à Mesa. Servidas com grande carinho, elas puderam ter acesso às orientações básicas de como montarem uma mesa, após tomarem ciência das taças, copos, talheres, pratos e principais louças utilizadas para variados tipos de cardápios oferecidos nos ambientes mais formais. A equipe da coordenação ( Karina e Grasi ) e equipe de apoio ( Fabrício, Ana e Gardênia) colaboraram para a implementação do espaço  para que o cenário e todos detalhes fossem devidamente instalados com todo o apoio e dedicação da direção do INCS / DF.

Para encerramento do curso, as alunas foram orientadas para produzirem um desfile de moda envolvendo o comércio local da cidade pela professora Juliana Campos. Divididas entre modelos e produtoras, elas vivenciaram todas as etapas de preparação do Desfile Creative Model’s , que ocorreu no dia do encerramento do curso – data de entrega dos certificados de conclusão do mesmo. O citado desfile ocorreu com o apoio e adesão de empresárias do Riacho Fundo 2, as quais receberam com carinho e atenção a professora e suas alunas. São elas: Anuance Modas, Brenda Modas, Dhina Belíssima, Nunca Fui Santa Lingerie e Riacho Fundo Kids. A proprietária da Riacho Kids  – Mireli, relatou:

“ Colaborar para uma atividade que proporciona empoderamento feminino e incentivo na área da moda às alunas e seus familiares foi muito gratificante par mim!”  Já e empresária da Anuance ModasDharly, se manifestou com o seguinte depoimento: “Além de apoiar do desfile, fui aluna do projeto. Foi algo maravilhoso e libertador, pois descobri que não estou sozinha. Muitas vezes estamos acomodadas com a nossa realidade do dia a dia e achamos que o tempo passou para nós. O curso me deu “ asas pra voar “ para novos horizontes. Nele, conheci pessoas maravilhosas e a professora Juliana – que me convidou para participar do desfile, algo surreal na minha vida. Descobri que os sonhos que estavam escondidos, guardados dentro de mim,começaram a fluir. Os sonhos de mostrarem meu trabalho. Espero que as pessoas encontrem outras “ Julianas” e tenham oportunidade de divulgarem seus trabalhos. Deus abençoe a Juliana e as alunas que divulgaram os produtos da minha loja “. A empresária da Nunca Fui Santa LingerieMary, relatou: “ Quando vi aquelas mulheres lindas buscando conhecimento, me encantei.Tudo que mais gosto: conhecimento, auto astral, sensualidade. Tudo isso faz meus olhos brilharem. Por eu contribuí com o desfile. Estou muito feliz emter participado! Amei ! Muito obrigada à todas !” As donas das lojas: Brenda Modas – Brenda  e Dhina Belíssima – Dhina, também foram muito cordiais e manifestaram seus apoios à iniciativa. O desfile contou com o envolvimento de todas as turmas do Projeto Ativas e Criativas do Riacho Fundo 2: a turma de alongamento de unhas preparou as unhas das modelos sob orientação da professora Deyjane; a turma de marketing social preparou as mensagens de empoderamento feminino de abertura do desfile sob orientação do professor Thiago; a turma de artesanato preparou o look da manequim que compôs o cenário, sob orientação da professora Eliana; as turmas de maquiagem e designer de sobrancelhas prepararam as maquiagens das modelos sob orientação das professoras Thainara e Ana Lídia, destacando o empenho da aluna de Moda e Etiqueta Social – Mary e os acessórios da aluna de Moda e Etiqueta Social – Carol. Para as alunas, o desfile lhes causou grande emoção e experiência, pois nunca haviam vivido um acontecimento como aquele. O evento abrilhantou a culminância do projeto e causou grande comoção na administrada da cidade – Ana Maria, que relatou às alunas envolvidas: “ Essa turma de Moda e Etiqueta Social se destacaram pela emoção, carinho e evolução evidente de suas auto estimas”! Pra professora Juliana Campos, a experiência emocionante ficou gravada em seu coração, ao constatar a alegria e o resgate da auto estima de suas alunas nunca antes demonstrados por várias outras pessoas que passaram por sua carreira direcionada durantes muitos anos à produção de eventos e à cursos de educação de aprimoramento da excelência humana. É o empoderamento feminino sendo alcançado por meio da educação!