A Miscigenada Migração para Brasília e seu Consequente Crescimento Populacional

WhatsApp Image 2021-04-19 at 23.26.56
Sem categoria

A Miscigenada Migração para Brasília e seu Consequente Crescimento Populacional

Após a construção de Brasília, a notícia fortemente disseminada acerca do crescimento ocasionado pelo funcionalismo público e pelo comércio que à ele atenderia, cresceu entre os estados brasileiros. O que todos os brasileiros almejavam eram por condições melhores de trabalhos e de vida. Parentes dos que já residiam na capital brasileira e todos que tomavam conhecimento de todas as possibilidades de ascensão econômica projetadas para a capital sediada no interior do país, se mudavam em busca dos seus “ lugares ao sol”. Com isso, a migração para o D.F. tinha origem de todos os cantos do Brasil e junto com ela, a mistura de raças, costumes e crendices. Esse processo só poderia resultar numa rica miscigenação populacional, o que se faz presente no cotidiano brasiliense. As feiras, exposições, shows e demais eventos, retratam essa diversificada mistura de culturas trazidas de norte à sul do país, nas variações das gastronomias, dos estilos musicais, das danças, da moda, etc.

A chegada de novos habitantes brasilienses não foi apenas de brasileiros. Com as construções de residências destinadas aos representantes de embaixadas internacionais de 1972 à 1974, pessoas de outros países migraram para o solo brasiliense. Mais informações passaram à fazer parte do conhecimento que ampliava a cultura estudada até os dias de hoje. O vasto número constatado no tráfego de pessoas que movimentam as vias aéreas e terrestres em épocas festivas e de feriados, comprovam essa extensa migração de Brasília.

Esse processo não ocorreu apenas no início da estruturação da capital brasileira, ele acontece cotidianamente, motivado principalmente pelo intuito de obter crescimento econômico, por meio das movimentações políticas, comerciais e até mesmo internacionais. Atualmente, os 3.055.149 habitantes estimados nas 33 regiões administrativas do Distrito Federal, compõem um quadro que está em constante crescimento e com ele, a contínua atualização educacional, comercial e tecnológica.