A Influência das Tendências sobre a Estética na Sociedade

WhatsApp Image 2021-03-27 at 11.46.05 (1)
Saúde

A Influência das Tendências sobre a Estética na Sociedade

A sociedade tem sofrido forte influência sobre diversas tomadas de decisões pessoais tanto no aspecto comportamental quanto moral, observando mídias sociais, televisivas, entre vários outros meios de comunicação, que divulgam comportamentos e tendências, destacando as da estética. 

Ao longo de décadas, a partir de uma aparente liberdade quanto ao acompanhamento e atenção à preocupação com a aparência, a sociedade tende a se influenciar pelas constantes mudanças que os meios de comunicação divulgam. Muitas decisões são tomadas sem coerência de que nem tudo se adequa ao estilo e personalidade individuais. Nem todas as tendências são adequadas às pessoas, nem vem de encontro à personalidade delas. Infelizmente, há pessoas que, no intuito de chamarem atenção em meio à sociedade , submetem as suas próprias identidades à “anulação”, como se não tivessem opiniões próprias. Muitas delas encontram – se com baixa auto estima, conduzindo seu estado psicológico à uma perigosa dependência. 

Profissionais da área da saúde chamam atenção para os perigos que a dependência que as pessoas criam dentro de si em acompanharem as tendências ditadas acarretam. Ao se convencerem de que os consumidores estarão sendo “aceitos” socialmente se estiverem se adequando à elas, uma “ escravidão psicológica “ é estabelecida, e com ela, suas conseqüências de ordem financeira, emocional e física. 

No mercado oferecido às intervenções estéticas, inúmeros relatos têm evidenciado essas oscilações de tendências e modismos que influenciam o comportamento humano. A dependência emocional nessa área é muito perigosa e em alguns casos, irreversíveis, trazendo fortes conseqüências para a vida das pessoas. Há pacientes que optam por procedimentos estéticos que não se adequam com o seu perfil, muitas vezes expondo – os ao ridículo perante a sociedade com suas faltas de bom senso. Fatos já foram divulgados em que ao serem aconselhados por profissionais em não realizar os procedimentos almejados, desistem desse profissional, até encontrarem o que lhes atendam. 

É preciso se atentar para que a escolha dos procedimentos estéticos possam vir a fim  de enaltecer as virtudes já existentes de cada pessoa, com correções que contribuam para a harmonização física pré existente, de forma estudada e coerente e que contribua para a satisfação pessoal, sem futuros arrependimentos.