Roupa Nova – 40 Anos de Talento que Marcaram Gerações

WhatsApp Image 2021-03-12 at 10.14.53
Consagração Musical

Roupa Nova – 40 Anos de Talento que Marcaram Gerações

Por Juliana Campos

40 ANOS DE HISTÓRIA, 40 ANOS DE SUCESSOS, 40 ANOS MARCANDO VIDAS

Um conjunto musical brasileiro construiu solidamente uma história que se perpetuou por meio de seus talentos, sonhos e verdadeiras inspirações: ROUPA NOVA. Diferenciados pelas características registradas pelas histórias de suas vidas, eles alcançaram por meio de suas interpretações, as mais íntimas definições de sentimentos que os seres humanos possam sentir em todas as fases de relacionamentos vividos. As conquistas dos seus fãs resultaram pela forma mais sublime de apreciação que se pode obter: pelo coração. A paixão, o desejo, o amor e até a desilusão foram transmitidos pela divina forma como conduzem a música. O romantismo que inspira as composições interpretadas por Roupa Nova se completam com maestria ao associá – las à perfeição dos arranjos musicais direcionados por eles, envolvendo quem as ouvem. O sucesso veio como um encantamento, fruto de um grupo que iniciou sua carreira no Rio de Janeiro, em bailes também realizados por todo o país, denominados inicialmente como Os Famks. Mas o atual nome desses consagrados artistas, que se destacam também pela formação inicial de seus integrantes, sem nenhuma alteração por 40 anos, foi escolhido em 1980, sob influência de Mariozinho Rocha, quando gravaram um tema de final de ano para a rádio Cidade. Foi a partir dessa década, que essa promissora carreira se destacou e as marcas de 20 milhões de cópias vendidas e 37 discos gravados foram alcançadas.

Um grande parceiro profissional desde os anos 80 e amigo até os dias atuais de Roupa Nova – Ruban Barra, que foi produtor musical por muitos anos da TV Globo, fala com admiração do relacionamento deles, no qual nenhum se destaca como líder e sim com muita união entre si, relata o sucesso das trilhas sonoras de novelas como: “ Dona “ e “ Sapato Velho”. Ruban também menciona com muita gratidão o carinho com que Roupa Nova sempre o recebeu em seus shows, interpretando em sua presença seus sucessos gravados com a colaboração deles e que impulsionaram sua carreira como músico renomado no cenário musical brasileiro e internacional. Ele cita ainda que trabalhos de Roupa Nova foram direcionados à grandes romances, destacando as telenovelas, fazendo deles recordistas em trilhas sonoras das atuações amorosas vividas por grandes atores brasileiros. Mais de 35 telenovelas são contabilizadas na história da TV brasileira. Outro destaque que vale ser relatado, é o tema da vitória, composto e arranjado por Eduardo Souza Neto, que mais tarde se tornou tema de Ayrton Senna – o reverenciado piloto do Brasil e sempre tocado em vários programas de TV. Dentre muitas canções, destacam – se: Whisky a Go Go, Dona, Volta Pra Mim,Anjo, Seguindo no Trem Azul, A Viagem, Sapato Velho, Coração Pirata .

A relação de Roupa Nova foi além de meio televisivo da dramaturgia. Eles tiveram parcerias com grandes nomes da música brasileira, destacando: Roberto Carlos, Ivete Sangalo, Rita Lee, Sandra de Sá, Zélia Duncan, Fagner, Steve Hackett, David Coverdale, Fafá de Belém, Leila Santos, Leandro e Leonardo, Daniel, Ney Mato Grosso, Luan Santana, Maitê Perroni, entre vários outros.

Cleberson, Feghali, Nando, Serginho e Kiko viveram uma triste perda, que marcou as suas vidas e as de milhões de brasileiros: o falecimento de Paulinho. Uma perda histórica para o mundo da música, de um ícone musical, reverenciado por meio da apreciação da sua voz. Mas a Revista Célebre Model’s tem convicção que Roupa Nova, continuará mostrando que a música pode ser “Dona” dos corações, trazendo sempre de “ Volta Pra Mim” ( pra todos ), o “Anjo” que Paulinho simboliza em muitas vidas, por meio da continuidade da apreciação de seus trabalhos que, “ Seguindo no Trem Azul “ na vida das pessoas, conduz as mensagens que transpõem gerações, as quais são calçadas em experiências que, como “ Sapato (s ) Velho ( s )” , ajudam a conduzir vidas rumo à “ A Viagem“ de seus destinos, por meio de um “ Coração Pirata “ – inspirador , são capazes de dar força pra seguir em frente.

A veiculação dos conteúdos áudio visuais do Roupa Nova foi fruto da parceria realizada entre a Revista Célebre Model’s e a direção de Cláudia Barra da CJR Music